Padi

IPASEAL SAÚDE

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas

a4 padi

 

VOCÊ SABE O QUE É O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR DO IPASEAL (PADI)?
PADI é um programa voltado para aqueles usuários que necessitam de atendimento domiciliar.

 

QUEM SÃO ESSES USUÁRIOS?
Aqueles que apresentam limitações motoras e/ou psíquicas que os impeçam de receber atendimento ambulatorial (na clínica).

 

COMO OCORRE O PROCESSO DE ADMISSÃO NO PADI?
Por meio da solicitação do médico, a equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social, se desloca até a residência do usuário. Lá eles realizam a avaliação conforme uma programação. Se o paciente for inserido, será traçado um plano de tratamento de acordo com a sua necessidade.

 

OS PROFISSIONAIS VIRÃO A MINHA CASA TODOS OS DIAS?
Não. A assistência domiciliar compreende atendimentos que se completam e se alternam, conforme o estado clínico do paciente e seguindo um plano de ação domiciliar definido antecipadamente pela equipe.

 

EU SEREI ATENDIDO POR TODOS OS PROFISSIONAIS?
O atendimento é realizado de acordo com a necessidade do paciente. Existem casos em que o paciente não necessitará do acompanhamento de todos os profissionais. Cada caso será analisado por cada profissional durante a avaliação.

 

QUAIS OS OBJETIVOS DO PADI?
Entre os objetivos da assistência domiciliar estão o de contribuir para estabilização das condições clínicas do paciente; prevenir as internações hospitalares e proporcionar maior autonomia ao paciente e seus familiares. Quanto às atividades de vida diária; o programa contribui para a educação em saúde e reintegra o paciente ao seu meio familiar e social.

 

QUAIS AS VANTAGENS?
Entre as vantagens dos serviços oferecidos pela assistência domiciliar, destaca-se a melhoria da qualidade de vida do paciente, através da humanização do atendimento; a diminuição dos riscos de infecção e o conhecimento do paciente e seus familiares sobre o processo de adoecimento.

 

COMO É DEFINIDO O TEMPO DE ATENDIMENTO PELO PROGRAMA?
O paciente será reavaliado sempre que necessário. Além disso, os  profissionais da equipe farão uma análise da necessidade ou não da continuidade do atendimento domiciliar.