Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Dicas de Saúde A importância do exame de Hemograma
20/02/2018 - 10h54m

A importância do exame de Hemograma

O hemograma é um dos exames de sangue mais solicitados pelos médicos. Por ser um exame de fácil execução e mensuração de resultado, o hemograma é principalmente solicitado na realização de exames de rotina.

A importância do exame de Hemograma

Fonte: vozza.com.br

Por que o exame é solicitado?

Os resultados de um hemograma podem servir de ponto de partida para uma investigação médica de diagnóstico. Ele funciona como uma triagem, fornecendo informações importantes sobre a saúde do paciente.

É por isso que muitos médicos solicitam este exame como forma de identificar alguma anomalia no organismo, como a presença de uma doença. Resultados anormais podem ser indicativos de males como anemia, leucemia e infecções. Estes resultados podem ser vistos antes mesmo de o paciente apresentar sintomas físicos.

A composição do sangue

Para entender o papel do hemograma, é preciso compreender um pouco sobre o sangue – ele é produzido na medula óssea e é responsável pelo transporte de substâncias, como nutrientes e oxigênio, por todo o organismo. O sangue tem papel fundamental na proteção e manutenção do equilíbrio do nosso corpo.

O sangue é composto basicamente por:

  • Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, as hemácias têm a função de transportar oxigênio para todo o organismo.
  • Leucócitos: Conhecidos como glóbulos brancos, eles fazem parte do sistema imunológico e agem contra as infecções do corpo.
  • Plaquetas: Responsáveis pelos processos de coagulação do sangue.

O que é o hemograma?

O objetivo do hemograma (exame de sangue) é avaliar e contar estes componentes do sangue. Seu resultado fornece o número total de cada tipo, e por meio da comparação a um valor ideal verifica-se se eles estão dentro do esperado.

Assim, o exame de hemograma avalia não só as condições do sangue, e também de seus tecidos formadores, como a medula óssea. O resultado de um hemograma pode indicar doenças em outros órgãos.

A quantidade de hemácias varia de acordo com o sexo e a idade. Valores baixos podem indicar, por exemplo, uma anemia.

Já os glóbulos brancos, quando apresentados em uma alta quantidade, podem ser indicativos de uma infecção.

Uma queda brusca no número de plaquetas pode ser indício, por exemplo, de dengue hemorrágica.

Quando é entregue o resultado do exame de sangue, é apresentada uma série de números e nomes que não são compreendidos por leigos. É através da consulta que o médico irá avaliar os resultados do exame e informar o diagnóstico.

Os objetivos do hemograma:

  • Avaliar a saúde geral do paciente, sendo um importante instrumento para exames de rotina.
  • Verificar e diagnosticar pacientes com sintomas como fadiga, fraqueza e febre, permitindo ao médico encontrar a causa destes sintomas.
  • Monitorar e acompanhar a saúde de um paciente que já se encontra em tratamento para uma determinada doença.

Preparação para o exame de hemograma

Para a realização do seu exame de hemograma no Laboratório Vozza, não é necessário o jejum após refeições leves. Caso o exame seja realizado depois de uma refeição principal, como o almoço, é preciso um jejum de 4 horas. Não esqueça de informar o uso de medicamentos e caso tenha realizado um transfusão recentemente. Antes de realizar a coleta, não faça grandes esforços como atividades físicas.

 

 

Ações do documento