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30/08/2017 - 11h01m

As 10 Frutas e seus Benefícios para Saúde

Os Benefícios das 10 frutas mais consumidas no Brasil são variados. Cada fruta possui uma grande quantidade de nutrientes diferentes.

As 10 Frutas e seus Benefícios para Saúde

Fonte: http://www.saudedica.com.br

Provavelmente, você já ouviu sua mãe dizer que devemos comer frutas todos os dias, certo? E isso deve mesmo acontecer, pois esse tipo de alimento, além de saboroso, também apresenta inúmeros benefícios ao organismo. Pensando nisso, listamos opções variadas para agradar os mais diversos paladares e, de quebra, fornecer nutrientes e vitaminas para fortalecer sua saúde.

O hábito de comer frutas ainda é pequeno no Brasil. Os dados indicam que apenas 18,9 % da população consomem cinco porções diárias – o equivalente aos 400 gramas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Se você pretende adotar uma alimentação rica em frutas, confira abaixo as 10 frutas e seus benefícios para saúde:

Açaí: O Açaí é tipicamente brasileiro. É composto por muitos nutrientes e suas propriedades envolvem ações antioxidantes, anti-inflamatórias, energéticas e vasodilatadoras.

Acerola: A cada 100g de acerola você encontra cerca de 940 mg de vitamina C, além de 165mg de potássio e 1,5g de fibras. Isso dá a essa fruta a fama de reforçar as defesas do organismo e prevenir várias doenças, como infecções, gripes e resfriados. Além disso, ela ainda é indicada para proteger o fígado e melhorar suas funções.

Banana: Os benefícios da banana são diversos, pois ela é uma das frutas com uma boa quantidade de minerais como ferro (combate a anemia) e potássio (evita câimbras e fadiga muscular). Além das fibras, que colaboram com a sensação de saciedade. Nela também é encontrada, em boa quantidade, a vitamina B6, que ativa a produção de serotonina, desencadeando conforto e bem-estar.

Laranja: A laranja é uma das frutas mais conhecidas como fonte de vitamina C, mas seu consumo traz outras vantagens importantes. Além disso, a laranja é rica em fibras; possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e algumas vitaminas do complexo B. Esses nutrientes estão relacionados com uma boa saúde óssea e auxiliam na contração e relaxamento muscular. Ainda agem como antioxidante, prevenindo danos nas células do organismo.

Limão: O limão é constituído por vitaminas, sais minerais e um alto poder antioxidante. É considerado um alimento funcional. Além disso, ele também possui baixa quantidade de calorias e é rico em compostos antioxidantes, como a vitamina C. Assim, ele age retirando as impurezas do corpo, melhorando a imunidade e o bem-estar geral.

Maçã: A maçã, uma das Frutas mais conhecidas e consumidas do mundo, possui excelente quantidade de fibras, que são capazes de reduzir o colesterol sanguíneo, já que retarda a absorção da substância pelo trato digestivo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Ela também regula o funcionamento do intestino, mas é preciso ingerir bastante água, do contrário o efeito será inverso. Além disso, ela é um excelente antioxidante.

Mamão: O mamão possuir excelente quantidade de betacaroteno em sua composição. Ele regula o funcionamento do intestino (sendo recomendado para quem sofre de prisão de ventre), acelera a cicatrização de ferimentos e acaba com azia e má digestão. Além disso, o mamão contém a papaína, uma enzima que facilita a digestão. Ingerido essa fruta em jejum, faz com que ela seja eficaz contra a diabetes. O mamão ajuda ainda a tratar doenças respiratórias, calos, feridas, anemia, verminoses e até verruga.

Manga: A manga contém compostos fenólicos, carotenoides, substâncias antioxidantes e fibras solúveis, além das vitaminas C, E, potássio e ferro. Entre os carotenoides da manga, predomina o betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, protegendo contra infecções e degenerações na visão, como a cegueira noturna.

Morango: A antocianina, substância que dá a coloração vermelha ao morango e de várias outras frutas, é antioxidante e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e da arteriosclerose. Já o magnésio e potássio, outros elementos presentes na fruta, provocam um leve efeito diurético, importante para quem sofre com retenção de líquidos ou hipertensão arterial.

Uva: A uva possui antioxidantes e o resveratrol, um fitoquímico encontrado nas sementes, no suco integral, no vinho tinto e, principalmente, na casca das uvas mais escuras (quanto mais roxas, maior a quantidade). Essa substância tem efeito anti-inflamatório, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e favorece o bom (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e de câncer.

 

MODERAÇÃO: Apesar de serem saudáveis e uma ótima alternativa para a sobremesa, é importante ter moderação na hora de consumir as frutas. Pois, todos os alimentos em exagero não são ideais. 

 

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