Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Dicas de Saúde Atividade física pode ajudar na memória de pacientes com câncer de mama
25/10/2016 - 15h35m

Atividade física pode ajudar na memória de pacientes com câncer de mama

O estresse excessivo pode levar a problemas de memória entre os sobreviventes de câncer de mama, mas o exercício pode ajudar

Atividade física pode ajudar na memória de pacientes com câncer de mama

Fonte: http://www.boasaude.com.br/

Problemas de memória em pacientes em tratamento para o câncer são muitas vezes atribuídos à quimioterapia ou radioterapia. 

Um novo estudo, no entanto, indica que problemas de memória de autor-relatados por pacientes em tratamento para o câncer de mama podem ser em parte de fundo emocional. 

O estresse excessivo pode levar a problemas de memória entre os sobreviventes de câncer de mama, mas o exercício pode ajudar, de acordo com uma nova pesquisa.

Para o estudo, investigadores examinaram os dados da memória e do exercício a partir de auto- relatos recolhidos de mais de 1.800 sobreviventes de câncer da mama, 362 das quais usavam dispositivos chamados "acelerômetros" para rastrear o seu movimento.

Em ambos os grupos, verificou-se que a atividade física moderada ou vigorosa - como caminhada, ciclismo, corrida ou a prática de aulas de ginástica - foi capaz de reduzir o estresse e fadiga. Isto tem benefícios psicológicos e leva a uma melhor memória, disseram os pesquisadores.

Embora o estudo não tenha estabelecido uma relação de causa e efeito direta, maiores níveis de atividade física também foram ligados a níveis mais elevados de autoconfiança e menor sofrimento. Estas melhorias também foram associadas com menos problemas de memória percebidos pela pacientes.

Estilo de vida saudável protege contra uma recidiva do câncer de mama

A cada ano nos Estados Unidos, mais de 232.000 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama, de acordo com o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (AICR). Atualmente, existem mais de 3,1 milhões de sobreviventes de câncer de mama naquele país.

Agora, pesquisadores analisaram 85 estudos que incluíram mais de 164 mil mulheres câncer de mama em todo o mundo, e descobriram que a sobrevida das pacientes pode estar associada com: um peso saudável, atividade física, ingestão de alimentos com fibras e soja e menor ingestão de gordura.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que um peso saudável reduz o risco de oito tipos de câncer, incluindo câncer de mama na pós-menopausa, de acordo com o AICR.

Já se sabia que existem muitas razões para que as mulheres comam uma dieta baseada em vegetais e sejam ativas, tanto para a prevenção do câncer e para sua saúde em geral. Para as sobreviventes do câncer de mama, pequenas mudanças na vida da paciente devem ser implementadas. 

Por exemplo, aproveitar os momentos livres e de bem estar para andar ou se mover de alguma forma; usar vegetais pré-cortados ou congelados como uma maneira fácil de aumentar a dieta saudável. 

Os resultados suportam recomendações do AICR que todos as sobreviventes de câncer tenham uma dieta à base de plantas, mantenham um peso saudável e façam exercícios físicos regulares.

Ações do documento