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30/04/2018 - 09h47m

Dicas para cuidar da saúde no ambiente de trabalho

Pequenas atitudes do dia a dia deixam a jornada mais leve e podem, inclusive, melhorar a produtividade. Trabalhadores saudáveis têm mais disposição para cumprir as tarefas e, assim, manter o próprio emprego.

Dicas para cuidar da saúde no ambiente de trabalho

Fonte: catracalivre.com.br

Não é novidade que a atividade profissional, seja qual for, causa estresse aos colaboradores da empresa. É fato que o ambiente corporativo pode influenciar diretamente na saúde do trabalhador. Por isso, para alcançar mais produtividade, criatividade e satisfação profissional, bem estar e qualidade de vida são características essenciais para uma carreira de sucesso.

O local de trabalho tem o poder de afetar as emoções e se o lugar for mal projetado, ainda pode prejudicar a saúde física e mental.

“Nós somos seres sensoriais. Temos receptores em nosso corpo que interpretam as informações do meio externo e enviam para o cérebro. Consequentemente, isso vai gerar uma emoção, estimulando um determinado comportamento. É importante ter a ajuda de um profissional especializado no assunto para ajudar a melhorar o ambiente da melhor forma possível”, explica a arquiteta, especialista em ambiente de trabalho, Priscilla Bencke.

Cinco dicas básicas que ajudam a melhorar o bem estar no ambiente corporativo.

1 - Tenha uma estação de trabalho adequada: “é importante que as cadeiras e as mesas sejam adequadas, porém, devemos estar atentos aos equipamentos, como computadores e notebooks. Não adianta nada eu ter uma mesa e uma cadeira adequada e ter um monitor que faz com que eu fique com a cabeça abaixada o dia inteiro”, orienta a arquiteta. 

Por isso, é necessário o uso de suportes para monitor, o mesmo vale para notebooks. O dimensionamento das mesas também é importante, todos os equipamentos devem ser bem posicionados para que a falta de espaço não crie o estresse;

2 - Preste muita atenção na iluminação: Se o problema for o excesso, procure por cortinas ou lâmpadas mais fracas. Se estiver faltando, uma boa dica são as luminárias de mesa;

3 - Organize sua mesa: mesas bagunçadas ou com muito conteúdo tendem a gerar estresse e desvio de atenção. “Procure ter bons lugares de armazenamento, de preferência com portas fechadas. O simples fato de não ver uma bagunça já dá mais clareza para trabalhar com bem estar”, aconselha Priscilla;

4 - Invista nos elementos da natureza: Existe uma pesquisa que mostra que vegetação e elementos naturais aumentam o bem estar e a criatividade em 15%, e a produtividade em 6%. “O nosso cérebro também faz essa referência com uma vegetação artificial, um quadro com imagem de paisagem, revestimento de madeira, pedra, tudo o que simule a questão da natureza. Esse é um investimento acessível e que traz muitos benefícios”, recomenda a especialista;

5 – Cuide da alimentação: cerca de 80% dos casos de doenças coronarianas, 90% dos casos de Diabetes Tipo 2 e 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com uma alimentação saudável – mais variada e nutritiva possível. 

Consuma os diferentes grupos alimentares e priorize sobretudo frutas e hortaliças nas refeições. Evite ao máximo produtos ultraprocessados (salgadinhos em pacote, refrigerante, bolacha recheada) e beba água ao longo do dia. Na dúvida, procure um profissional da área para orientação.

6 – Tenha um estilo de vida ativo: ficar menos tempo parado é outra atitude benéfica. Fazer pequenos deslocamentos a pé, ir ao trabalho de bicicleta, trocar o elevador pela escada e levar o cachorro para passear são atitudes que podem ser incorporadas facilmente na rotina diária.

7 – Melhore os relacionamentos ao seu redor: laços de amizade, familiares e atividades sociais fazem bem à saúde e nos ajudam a lidar melhor com a rotina. No trabalho, busque a harmonia: é onde passamos a maior parte do tempo. Cultive amizades e busque cooperar com você mesmo, com as pessoas ao seu redor e com a sociedade como um todo. Planeje seu tempo livre assim como o seu trabalho: faça novos programas e conheça lugares diferentes.

8 - Crie hábitos de uma boa postura: A grande maioria das pessoas trabalha quase o dia inteiro em frente ao computador. Portanto, comece a prestar atenção na sua postura.

- Na cadeira: é importante que tenha uma regulagem de assento e braço, além de o encosto apoiar a lombar. “Costumo dizer que a cadeira é nossa melhor amiga, ela deve estar sempre encostada na gente. É necessário sentar bem para trás na cadeira, sentir nossa lombar apoiada. Os braços precisam estar apoiados em um ângulo de mais ou menos de 90 graus, da mesma forma que as pernas fiquem apoiadas no chão no mesmo ângulo”, ensina a arquiteta;

- O ideal é que o braço da cadeira esteja na mesma altura da nossa mesa. A pessoa mais baixa que não consegue apoiar os pés no chão precisa de um apoio de pés;

- Tenha uma distância da tela para que não prejudique seus os olhos. Quanto maior a tela, maior a distancia;

- O monitor precisa estar em uma altura que o pescoço não fique torto. É necessário que os olhos estejam alinhados em uma linha horizontal na parte de cima do monitor. Para os notebooks, o ideal é que tenham suportes, além de mouse e teclado externo.

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