Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Dicas de Saúde Dicas para se preparar e cuidar da saúde durante o Carnaval
08/02/2018 - 15h45m

Dicas para se preparar e cuidar da saúde durante o Carnaval

Se você for curtir em blocos, bailes ou desfiles, é bom estar atento!

Dicas para se preparar e cuidar da saúde durante o Carnaval

Fontes: mdemulher.abril.com.br

manualdohomemmoderno.com.br

 
Curtir as festas do Carnaval exige mais do que disposição e energia: é preciso se preparar para o corpo aguentar a maratona de blocos de rua, bailes nos clubes e desfiles de escolas de samba, mesmo que seja como espectador. 

Pular carnaval é uma atividade física muito cansativa – e se você já caiu na folia alguma vez na vida, deve ter percebido isso. Sob o sol quente, ou até mesmo em um dia nublado, há a ruptura das fibras musculares, que podem provocar graves lesões ao serem filtradas pelos rins. Por isso, a importância de não exagerar nas bebidas alcoólicas e se hidratar sempre.

Também é essencial dar atenção aos materiais das roupas e,principalmente, aos produtos usados na pele.
Com cuidados simples, você consegue se divertir à vontade e chegar ao fim do Carnaval ótima e plena. Conversamos com especialistas para saber o que é mais importante fazer
na preparação, nos dias do Carnaval. Confira as dicas!

Coma carboidratos

Nos dias anteriores ao Carnaval, comece a comer alimentos ricos em carboidratos. A nutricionista Orion Araújo, do Diabest – Centro de Educação em Diabetes e Obesidade, explica que o melhor é dar preferência aos carboidratos complexos: “Inhame, quinoa, milho, aveia e arroz integral são as melhores opções para ter energia de sobra”.

Descanse as pernas

Segundo o angiologista Thiago Rocha, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, as pernas recebem pressão em dobro na folia do Carnaval. “Quando estiver se arrumando, o ideal é parar de vez em quando e elevar as pernas acima da altura do coração por cerca de cinco minutos. Isso melhora a circulação da região”, sugere. Isso você consegue fazer deitando na cama, no sofá ou no chão e colocando almofadas sob as pernas.

Evite tecidos sintéticos e roupas apertadas

A combinação de calor com aglomeração resulta, naturalmente, em suor. E suor sufocado em roupas de tecidos sintéticos – que, ao contrário das feitas de tecidos naturais como o algodão, não “respiram” – ou muito justas pode causar brotoejas, como lembra a dermatologista Lilian Delorenze. Ao criar seus figurinos, leve isso em consideração.

Teste as maquiagens antes de usá-las para valer

Lilian alerta para a necessidade de verificar se os glitters, as tinturas corporais e as maquiagens escolhidos são realmente específicos para o uso na pele. Se forem, o próximo passo é testá-los para garantir que sua pele não reagirá a nenhum dos componentes e, assim, evitar alergias, vermelhidão e até queimaduras no meio da diversão.

“A melhor forma de fazer isso é aplicando uma pequena quantidade de cada produto na parte interna do antebraço e esperar alguns minutos, para ver se causa algum tipo de irritação”, ensina a dermatologista. Se sua pele ficar irritada, descarte o produto e o substitua.

Caso a reação desse local persista, procure ajuda médica em um pronto-socorro. Normalmente, a solução é simples.

Use filtro solar

O filtro solar é obrigatório em qualquer hora do dia em que esteja claro – os raios ultravioletas agem negativamente sobre a pele mesmo quando está nublado. “Antes de passar a maquiagem, aplique um protetor solar com FPS 50 ou mais. Se houver suor excessivo ou contato com a água, ele deve ser reaplicado”, orienta a dermatologista Christiane Gonzaga.

Dê um mergulho no mar

Se você passar o Carnaval em alguma cidade litorânea, aproveite para dar um mergulho no mar. É refrescante e alivia as dores nas pernas. “O mar exerce uma pressão ascendente nas pernas, como ocorre na hidroginástica, o que melhora o retorno venoso”, esclarece o angiologista Thiago.

Leve um lanchinho para beliscar durante a folia

É difícil parar tudo para correr atrás de algo que mate a fome no meio da curtição, né? Então vá prevenida: leve frutas secas (como uvas passas e ameixas), frutas in natura e oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes) em um embrulhinho na bolsa ou na pochete. “Elas são ricas em minerais e em fibras, combinam bem entre elas e ajudam a manter a energia em alta”, diz a nutricionista Orion.

Beba com responsabilidade

Se você consome bebidas alcoólicas, não esqueça de intercalar as doses de álcool com um copo de água pura. A endocrinologista Mariana acrescenta que é legal não beber de estômago vazio e não misturar tipos diferentes de bebidas – começou com cerveja, vá com ela até o final da festa e deixe a vodca para o dia seguinte.

Use camisinha sempre

A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas infecções sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada.

Deixe tudo o que for importante em casa

Celular e cartão podem ficar em casa, não podem? O ideal é levar a quantidade de dinheiro que você imagina que vai gastar ou andar com o cartão escondido em algum lugar: muita gente coloca o cartão dentro da meia do sapato, mas a gente não recomenda já que você pode acabar quebrando ele.

 Existem vários tipos de porta-cartão que você pode comprar antes de cair na folia e, na hora de ir para o bloco, colocar na lateral da cueca. Desse jeito, o risco de alguém enfiar a mão no seu bolso e roubar a sua carteira é inexistente. Por mais espertão que você seja, é bem possível que te roubem o celular ou que você perca o aparelho na folia, então, saia de casa sem ele ou leve um modelo antigo com o seu chip.

Tenha a programação em mãos

Para não arriscar desfilar por aí com o celular, imprima a programação dos blocos de rua da sua cidade com o endereço da concentração de cada um. Desse jeito, você vai conseguir se localizar em qualquer lugar e também vai poder decidir o próximo destino sem precisar apelar para a internet.

Fuja de brigas

Não invada o espaço de ninguém. É importante fugir de brigas, mas se você ver algo errado, faça alguma coisa ou até chame a polícia. Então, aproveite. Faça amizade, livre-se de preconceitos, rompa barreiras, dê risada, converse com todo mundo, interprete a sua fantasia. Carnaval é isso!




Ações do documento