Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Dicas de Saúde Praticar mais exercícios físicos na pós-menopausa aumenta a perda de peso e reduz o IMC
03/09/2015 - 11h08m

Praticar mais exercícios físicos na pós-menopausa aumenta a perda de peso e reduz o IMC

Descobriu-se que as mulheres que receberam a quantidade mínima de exercício tiveram melhorias em seu peso e IMC e, em geral, perderam gordura corporal

Praticar mais exercícios físicos na pós-menopausa aumenta a perda de peso e reduz o IMC

Fonte: JAMA Oncol. Published online

A gordura corporal aumenta o risco de câncer de mama na pós-menopausa. A atividade física pode diminuir o risco através de mudanças de adiposidade, mas a dose ideal de atividade é desconhecida.

De acordo com os resultados da investigação publicada online em 16 de julho de 2015 na revista JAMA Oncology, dobrar a quantidade de exercício semanal recomendada pode ajudar as mulheres na pós-menopausa a perderem significativamente mais gordura corporal.

Pesquisadores canadenses recrutaram 384 mulheres cujo índice de massa corporal (IMC) variou de 22 a 40 kg / m². Todas as mulheres estavam livres de doença, eram não fumantes e não estavam usando terapia de reposição hormonal. Metade das mulheres foi convidada a exercer a quantidade mínima recomendada de duas horas e 30 minutos por semana, enquanto a outra metade se exercitou durante cinco horas por semana.

As mulheres poderiam tomar parte em qualquer atividade aeróbica que quisessem, contanto que eles mantiveram sua frequência cardíaca dentro de 65 a 75% de sua frequência cardíaca de reserva para pelo menos metade de cada sessão de exercícios. Os pesquisadores mediram a gordura corporal de cada mulher antes e depois, para acompanhar o seu progresso após um ano. 

Descobriu-se que as mulheres que receberam a quantidade mínima de exercício tiveram melhorias em seu peso e IMC e, em geral, perderam gordura corporal. No entanto, as mulheres que duplicaram o seu regime de exercícios apresentaram significativamente mais redução no IMC e gordura corporal total. Eles também perderam mais gordura abdominal subcutânea, e sua relação circunferência da cintura e relação cintura-quadril diminuiu significativamente mais.

Ações do documento