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02/02/2016 - 10h11m

Proteja a sua saúde no Carnaval

É necessária atenção especial com a alimentação, reposição de líquidos, comportamentos sexuais de risco e uso de bebidas alcoólicas

Proteja a sua saúde no Carnaval

Fevereiro já chegou e, com ele, o tão esperado carnaval. A preocupação com diversão é tanta que é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a saúde.

A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças as quais os foliões estão mais expostos.

No carnaval é necessária atenção especial com a alimentação, reposição de líquidos, comportamentos sexuais de risco, uso de bebidas alcoólicas, dentre outros riscos típicos do feriado mais famoso do país.

Saúde

Alongamentos antes de sair para a festa podem prevenir dores musculares no dia seguinte.

Sempre que for à praia, ou quando brincar carnaval durante o dia, utilize o protetor solar para se prevenir de queimaduras, insolações e até o câncer de pele. Mesmo em dias nublados os raios do sol podem prejudicar sua saúde.

Quanto mais leves e confortáveis, melhores as fantasias e roupas de carnaval.

Modere na maquiagem, pois o excesso pode causar alergia, irritação e descamação da pele.

Ter sempre uma camisinha à mão pode fazer a diferença entre terminar a festa, ou começar outra.

Uma boa noite de sono poder ser a prévia ideal para um novo dia de folia.

Não abuse das substâncias energéticas. Algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, dão mais pique para curtir o carnaval. Mas, essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca. 

Evite os remédios para ressaca - O ácido acetilsalicílico pode provocar gastrite, principalmente durante a ressaca, quando o estômago já está comprometido. O paracetamol associado ao álcool pode levar a alterações de funcionamento do fígado. Outros remédios para ressaca têm uma combinação de substâncias que ajudam a evitar os sintomas, mas não reparam os danos ao corpo.

Alimentação

Beba muito líquido (bebidas alcoólicas não valem) para hidratar seu corpo. Água, sucos de frutas e água de coco são ótimas opções.

Modere o consumo de bebidas alcoólicas, para não estragar sua festa e a dos outros.

Uma alimentação leve, mas com bastante fruta, verduras, alimentos naturais e carboidratos pode assegurar a energia necessária para pular os quatro dias.

Comidas gordurosas são de digestão mais difícil e podem atrapalhar a festa.

Para curar a ressaca, hidratar o corpo com muito líquido (novamente as bebidas alcoólicas não contam) é um ótimo conselho.

Cuidado com a higiene das bebidas e alimentos comprados em meio à festa.

 

Frituras e alimentos “pesados”, como feijoada, devem ficar de fora do cardápio nesse período do ano.

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