Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Dicas de Saúde Quantas horas por dia as crianças e os adolescentes precisam dormir?
27/06/2016 - 14h08m

Quantas horas por dia as crianças e os adolescentes precisam dormir?

Dormir o suficiente resulta em melhor atenção, comportamento, aprendizagem e memória, dizem os especialistas

Quantas horas por dia as crianças e os adolescentes precisam dormir?

Fonte: http://www.bbc.com/

Especialistas em transtornos do sono criaram novas recomendações sobre quanto menores de idade devem dormir. Elas se baseiam na etapa de vida em que os jovens se encontram e foram publicadas na revista científica Journal of Clinical Medicine.

As diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono) variam entre 16 horas para bebês e 8 horas para adolescentes.

Segundo a academia, menores de idade se beneficiam física, mental e emocionalmente de quantidades adequadas de horas de sono.

Dormir o suficiente resulta em melhor atenção, comportamento, aprendizagem e memória, dizem os especialistas.

Em contraste, o deficit de sono pode levar a problemas que incluem depressão e até pensamentos suicidas.

A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) faz recomendações que acredita serem benéficas para o bom sono de crianças e adolescentes - entre elas, a de que todas as telas - como televisores e computadores - sejam desligadas meia hora antes de ir para a cama.

E que os pais não permitam que seus filhos mantenham esse tipo de aparelho em seus quartos.

As novas diretrizes foram feitas com base em estudos anteriores que analisaram a relação entre a duração do sono e a saúde infantil.

  • ü  Deficit de sono

Em contraste, crianças que não dormem o suficiente estão expostas a maiores riscos de lesões, hipertensão, obesidade e depressão.

Entre adolescentes, o deficit de sono foi associado a maiores riscos de automutilação e até suicídio - disseram os pesquisadores.

A equipe por trás das novas diretrizes ressaltou, no entanto, que crianças e adolescentes que dormem mais do que o recomendado também estão sujeitas a efeitos adversos, entre eles, pressão alta, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental.

Para crianças e adolescentes que estejam dormindo muito pouco ou demasiadamente, a orientação é que os pais consultem o médico para determinar se trata-se de um transtorno de sono que possa ser tratado.

As diretrizes não incluem recomendações para bebês menores de 4 meses porque os padrões e a duração do sono de crianças tão pequenas variam muito e não há evidências científicas suficientes para estabelecer vínculos entre sono e saúde. 

  • ü  Horas de sono recomendadas segundo a idade.
  • Ø     4 a 12 meses: 12 a 16 horas diárias
  • Ø     1 a 2 anos: 11 a 14 horas diárias
  • Ø     3 a 5 anos: 10 a 13 horas diárias
  • Ø     6 a 12 anos: 9 a 12 horas diárias
  • Ø     13 a 18 anos: 8 a 10 horas

 

Ações do documento