Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Ações preventivas buscam melhorar qualidade de vida no ambiente de trabalho
30/06/2016 - 15h41m

Ações preventivas buscam melhorar qualidade de vida no ambiente de trabalho

Nesta quinta-feira, 30, uma equipe multidisciplinar formada por estudantes de fisioterapia, enfermagem e nutrição percorreram os setores do Ipaseal Saúde para conversar com os servidores

Ações preventivas buscam melhorar qualidade de vida no ambiente de trabalho

Texto e Fotos: Ana Rita Moura

Ascom Ipaseal Saúde 

Ações que melhorem a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Periodicamente a coordenação dos Programas Assistenciais de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) desenvolve, em parceria com entidades de ensino superior, um dia dedicado a saúde do servidor.

Nesta quinta-feira (30), uma equipe multidisciplinar composta por estudantes de fisioterapia, enfermagem e nutrição percorreram os setores da Instituição para conversar com os servidores durante o horário de expediente.

Eles levaram orientações sobre Lesão do Esforço Repetitivo (LER), a importância de uma alimentação saudável para um bom rendimento e produtividade no serviço. Além de dicas sobre exercícios de alongamento, a exemplo da Ginástica Laboral e orientações para uma postura correta visando não comprometer a integridade física e a saúde.

Segundo o estudante de fisioterapia, Albiégio Gouveia, a musculatura do corpo sofre grandes impactos causados pelo estresse e pela tensão no emprego, e uma postura correta, assim como os exercícios específicos, podem ajudar bastante a evitar prováveis problemas com a saúde durante a jornada de trabalho.  

“Esta atividade que desenvolvemos com os servidores do Ipaseal Saúde é extremamente interessante e importante para prevenção de futuras lesões, principalmente para os que trabalham sentados durante muitas horas. Alguns deles sempre procuram saber quais os exercícios que podem ser feitos diariamente e no próprio local de trabalho. Por isso procuramos passar algumas orientações básicas sobre alguns alongamentos que ajudam no seu dia a dia”, explica Albiégio.

Há 13 anos desempenhando a função de atendente de Call Center, Erika Vangasse apóia a iniciativa. Ela a vê como uma ótima oportunidade para tirar dúvidas sobre nutrição e alguns movimentos físicos, que possam contribuir para uma boa postura e uma vida mais saudável.

“As orientações são bastante produtivas. Com certeza devo mudar vários hábitos, principalmente os alimentares e com relação a tomar água com mais frequência, pois meu colesterol é alto. Preciso reformular minha vida. Eles me indicaram também alguns os exercícios bem leves para postura”, comenta Erika. 

A ação foi executada em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. Os estudantes realizaram ainda, a aferição da pressão arterial dos servidores e de usuários do plano de saúde que estavam de passagem pela Instituição.

Ações do documento