Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Atividade física promove mais saúde e protege contra doenças
06/04/2017 - 13h05m

Atividade física promove mais saúde e protege contra doenças

Ipaseal Saúde realiza ação de conscientização entre usuários e servidores do plano

Atividade física promove mais saúde e protege contra doenças

Texto e fotos: Ana Rita Moura

Ascom Ipaseal Saúde 

Hoje é o dia mundial da atividade física. Para comemorar e lembrar a passagem da data (6 de abril) o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) realizou esta semana uma ação para os seus usuários, familiares e servidores do plano.

A convite do Ipaseal Saúde, o reisado da terceira idade do Sesc Alagoas animou o público presente com o melhor do folclore alagoano. O grupo é formado por senhoras, que fazem parte do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc. A apresentação aconteceu na última terça-feira (04) no Centro Clínico do Ipaseal Saúde, em Maceió.

Na ocasião do evento, o analista em Educação Física e Recreação do Sesc, Edeilson Vasconcelos falou sobre “a importância da atividade física para a saúde”.

A palestra foi objetiva e teve a participação de todos os presentes. Eles interagiram com o palestrante aproveitando para tirar dúvidas e saber mais sobre os benefícios de uma vida ativa e a prática de exercícios físicos para a saúde do corpo e da mente.

A ação faz parte do projeto “Ipaseal Cuida de Mim”, sob a supervisão dos Programas Assistenciais de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças do Ipaseal Saúde.

Mexa-se

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu, 6 de abril, como forma de prevenir o sedentarismo com o incentivo à prática de atividades físicas.

 Segundo dados da OMS, a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas perdem a vida a cada ano em decorrência disso.

A ociosidade é uma das principais causas para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. No mundo, a cada três adultos, um não pratica exercício físico suficiente. O ideal e recomendam pelos médicos seria menos 30 minutos de exercício físico por dia.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas: evita o excesso de peso e a obesidade; previne o aparecimento de doenças; reduz a tensão arterial; melhoria da autoestima; redução do stress; contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico.

 

 

Ações do documento