Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Palestra, ginástica laboral e serviços de saúde encerram ações do “Outubro Rosa”
28/10/2015 - 15h50m

Palestra, ginástica laboral e serviços de saúde encerram ações do “Outubro Rosa”

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano

Palestra, ginástica laboral e serviços de saúde encerram ações do “Outubro Rosa”

Texto e Fotos: Ana Rita Moura

Ascom – Ipaseal /Saúde 

Encerrando a programação do “Outubro Rosa”, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) ofereceu esta semana, aos servidores e usuários do plano, informações sobre o câncer de mama. O oncologista clínico, Raphael Torquato foi convidado a ministrar uma palestra educativa e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. 

DSC00887.JPG

A iniciativa, realizada por meio das políticas e programas assistenciais de promoção da saúde e prevenção das doenças do órgão promove mensalmente ações voltadas principalmente aos usuários. As atividades acontecem no prédio do Centro Clínico do Ipaseal Saúde, localizado no Centro de Maceió. Dessa vez, o público alvo foram as mulheres, principalmente acima dos 40 anos. 

“A palestra sobre câncer de mama é uma das ações preventivas mais impactantes com relação a melhorar a saúde da população atendida pelo Ipaseal. Foram realizações como esta que fizeram a diferença nos últimos 30 anos para diagnósticos mais precoces e o aumento dos índices de cura. Nosso trabalho é ampliar o acesso da população a informações claras, consistentes, corretas e de qualidade”, explica o oncologista. 

DSC00885.JPG

Estudantes de fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau promoveram uma aula de ginástica laboral com o público presente a palestra. Eles também receberam a fitinha rosa, conhecida internacionalmente como símbolo da luta contra o câncer de mama. Paralelamente, estudantes de enfermagem ofereciam serviços de aferição da pressão arterial e medição de glicose. 

DSC00862.JPG

Estatísticas 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. Em 2015, para o Brasil, são esperadas 57.120 ocorrências da doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total. Estima-se que 30 possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis e medidas preventivas.

Gin´stica Labora01.jpg

Ginástica Laobora 02.jpg

DSC00845.JPG

DSC00899.JPG

Medição de Glicose.jpg

Ações do documento