Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Crianças recebem orientações sobre nutrição e atividades físicas
19/10/2016 - 14h25m

Crianças recebem orientações sobre nutrição e atividades físicas

Ação faz parte da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que tem a parceria do Ipaseal Saúde

Crianças recebem orientações sobre nutrição e atividades físicas

Texto e fotos: Ana Rita Moura

“Se batata é um legume; e legumes são bons; por que a batata frita é ruim?”, questionou Gabriel Felipe, de 8 anos, durante uma atividade de avaliação e aconselhamento nutricional. A ação foi realizada na terça-feira (18) com alunos da Escolas Estadual Maria Rosália Ambrózzio, no Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas (Cepa).

Semana 11

O evento faz parte da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2016. O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) é parceiro desta iniciativa juntamente com o Comitê Gestor formado por 31 instituições.

Por meio das parcerias Ipaseal Saúde, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), acadêmicos da Liga de Fisioterapia e do grupo Nutrindo Sua Saúde foi possível levar a cerca de 400 crianças orientações educacionais associadas ao lazer.

Semana 04

“Desenvolvemos com os alunos, entre 7 a 9 anos, dinâmicas bem interessantes que mostram a necessidade das atividades físicas e da alimentação saudável para um bom crescimento e uma saúde equilibrada do corpo e da mente. Através de palestras, brincadeiras, exposições de alimentos, entre outras atividades recreativas passamos informações importantes tanto para eles, como para os pais e os professores presentes a ação”, explica o acadêmico de Fisioterapia, Felipe Bernardo.

Semana 06Semana 08Semana 07

As crianças manipularam alguns instrumentos médicos, como o estetoscópio, utilizado para amplificar os sons do corpo humano e o oxímetro, que verifica a frequência cardíaca e a porcentagem de oxigênio no sangue. Também foi mediada a altura e verificado o peso dos alunos.

Semana 02Semana 05Semana 03

“Estas orientações trabalhadas com eles hoje são bastante valiosas, pois são crianças que se alimentam de forma errada no seu dia a dia. Comem muita besteira. Mesmo a escola oferecendo lanche de qualidade, eles lá fora preferem aqueles menos nutritivos, como salgadinhos, doces e refrigerantes. Por isso que atividades educativas como estas são sempre bem-vindas”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Inês da Silva.  

Semana 12

Por intermédio dos Programas Assistenciais de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças, o Ipaseal Saúde participa de ações que oferecem a sociedade serviços voltados ao aumento da qualidade de vida.

Semana 10

“Fomos convidados a participar da programação pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Foi muito gratificante. Todas as crianças participaram. O Ipaseal está sempre de portas abertas a fazer outras parcerias semelhantes com foco na saúde física e mental”, afirmou a supervisora de Políticas e Programas Assistenciais do Ipaseal Saúde, Dayanny Japiassú.

Semana 01

 

 

Ações do documento