Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estatuto do Idoso é debatido com usuários de plano de saúde
14/09/2016 - 15h16m

Estatuto do Idoso é debatido com usuários de plano de saúde

Objetivo maior é mobilizar e conscientizar um número cada vez mais crescente de titulares e dependentes acima dos 60 anos de idade com ações de prevenção à saúde, sócio-culturais, lazer, esportes, informações sobre direitos e o incentivo a auto-estima.

Estatuto do Idoso é debatido com usuários de plano de saúde

 Texto e fotos: Ana Rita Moura

Ascom Ipaseal Saúde 

O Estatuto do Idoso e os seus direitos como cidadão. Esta foi a temática abordada durante mais uma edição do projeto ‘Ipaseal Cuida de Mim’. A ação desenvolvida pelo núcleo de assistência social do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) leva todos os meses, a sala de espera assuntos de interesse dos usuários do plano de saúde. 

Os titulares e dependentes acima dos 60 anos foram escolhidos como público alvo, pois representam 51,67% das vidas atendidas pelo plano. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de idosos no Brasil deverá dobrar até 2050: serão quase 70 milhões de idosos. A expectativa de vida para quem nasce hoje é de 75 anos. No Ipaseal Saúde, 23,84% do total de usuários já ultrapassam os 70 anos. Por isso, a necessidade de trabalhar a questão da prevenção e da informação com a terceira idade. 

Entre os participantes da palestra realizada esta semana estava a professora aposentada, Nair Correia de 81 anos. Enquanto aguardava a sua vez para o atendimento por uma cardiologista, ela ouvia atentamente as explicações da Assistente Social, Neide de Oliveira, que passou orientações sobre saúde, assistência e previdência social do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003). 

“Cheguei aqui logo cedo com meu marido e minha irmã para uma consulta pela cardiologista. Fiquei surpresa, pois nunca tinha visto palestra na sala de espera. Gostei muito. Até tirei algumas dúvidas. O tempo passou rápido e ainda teve lanche no final”, afirmou sorrindo a aposentada. 

Segundo a assistente social, o objetivo maior do projeto é mobilizar e conscientizar um número cada vez mais crescente de usuários idosos do plano com ações de prevenção à saúde, atividades sócio-culturais, lazer e esportes. Além de informações sobre direitos e o incentivo a auto-estima. 

“Aproveitamos o tempo livre que os nossos pacientes passam nas salas de espera para desenvolver ações que possam melhorar a qualidade de vida deles e de seus familiares, que são usuários do plano de saúde. Ou seja, levar orientações, debater assuntos de interesses da maioria, que possam ajudar em sua vida diária”, explica Neide Oliveira. 

Programação

A próxima palestra está programada para o dia 27 de setembro, às 9h, no 1º andar do Centro Clínico do Ipaseal Saúde, no Centro de Maceió. O tema será sobre os benefícios do esporte para aqueles que já passaram dos 60 anos. No próximo mês será a vez de falar sobre saúde bucal; os cuidados e a higiene com a boca. O encontro está previsto para o dia 25 de outubro, às 9h, no Centro Clínico do Ipaseal Saúde. Na mesma data é comemorado o Dia do Dentista Brasileiro e o Dia Nacional da Saúde Bucal. 

Ações do documento