Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estudantes do Cesmac Sertão conhecem funcionamento de plano de saúde
01/12/2016 - 16h37m

Estudantes do Cesmac Sertão conhecem funcionamento de plano de saúde

Eles visitaram as instalações do Ipaseal Saúde e do Hospital do Açúcar, onde apresentaram o projeto “Administrar Sorrindo”.

Estudantes do Cesmac Sertão conhecem funcionamento de plano de saúde

Texto e fotos: Ana Rita Moura

Ascom Ipaseal Saúde 

Conhecer na prática a gestão de um plano de Saúde. Esta foi a motivação que levou os alunos do 6º período do curso de Administração da Faculdade Cesmac do Sertão a visitar, esta semana, as instalações do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde).

Quinze estudantes acompanhados por dois professores foram recepcionados pela equipe técnica e gestores da instituição. Eles falaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido por cada setor e a importância do Ipaseal Saúde na vida dos servidores públicos e seus familiares atendidos pelo plano.

Visita 01

“A visita possuiu três momentos para o conhecimento prático. O primeiro deles foi a apresentação da parte administrativa da instituição; o segundo diz respeito a parte técnica, ou seja, o funcionamento do plano e sua rotina diária. Já o terceiro foi a prestação de serviço pela rede credenciada, neste caso a ida a uma unidade hospitalar, que foi o hospital do Açúcar”, esclarece o diretor-presidente do Ipaseal Saúde, Francisco de Assis Barbosa.

“É um imenso prazer receber esta turma de estudantes no Ipaseal Saúde. Acredito que para eles seja uma oportunidade de enriquecer e ampliar o conhecimento fora da sala de aula. E como uma autarquia integrante da administração pública indireta e gestora de um plano de saúde nós temos muito a oferecer de aprendizado”, afirma Francisco.

Visita 02

É a segunda vez que alunos de Administração da Faculdade Cesmac do Sertão incluem a gestão do Ipaseal Saúde como aula externa. “Tenho sorte por acompanhar pela segunda vez uma turma do curso. Considero esta vivência de campo bastante importante para eles, que deixam as quatro paredes para presenciar a realidade e adquirir novos conhecimentos ligados a profissão que eles escolheram”, comenta a professora Zaine Simeya.

Visita 04

Hospital

A vinda a Maceió incluiu ainda a visita ao hospital do Açúcar, que faz parte da rede credenciada do Ipaseal Saúde. Os acadêmicos foram recebidos pelo gerente-administrativo Fernando Costa. Ele explicou sobre a Administração hospitalar e a complexa estrutura do hospital do Açúcar, que envolve o corpo médico, de enfermagem, hotelaria, fornecedores, unidade de alimentação, serviço de higienização, entre outros.

Visita 06

“Para mim foi uma enorme surpresa, pois é a primeira vez que vejo um plano de saúde trazer estudantes para conhecer um hospital da sua rede. Parabenizo aos organizadores por esta importante iniciativa. Foi gratificante recebê-los em nossas instalações”, afirma Fernando Costa.

“A gestão hospitalar exige, hoje, bastante do administrador para poder administrar de maneira eficiente não deixando faltar qualidade nos serviços ofertados ao paciente. O que eles presenciaram aqui abrirá um pouco suas mentes quanto a escolha que farão após a conclusão do curso”, explica.

Visita 03

Sempre interessado e atento às explicações, o estudante de Administração, Ronald Costa achou tudo interessante, dinâmico e construtivo, principalmente para quem ainda não decidiu em que área da administração atuar. “Vimos um lado mais interno do plano de saúde, que não tínhamos noção. No hospital do Açúcar conhecemos como funciona a empresa, suas dificuldades e propostas para soluções”.

"Administrar Sorrindo"

Os acadêmicos apresentaram no hospital do Açúcar um pouco do projeto “Administrar Sorrindo”, que tem a finalidade de promover atividades sociais para a comunidade em qualquer setor da sociedade civil. Eles interagiram com as crianças da pediatria mista, levando alegria especialmente para aquelas em tratamento oncológico.  

Visita 08

“Brincamos e conversamos com as crianças utilizando fantoches. Também distribuímos cofrinhos para elas, pois uma das propostas do projeto ‘Administrar Sorrindo’ é educar e incentivar a economia doméstica”, ressalta o estudante de Administração, Elifaz Oliveira. 

“Cada moedinha economizada no cofrinho pode se transforma no futuro em algo que a criança gostaria de possuir. Ao invés de gastar diariamente as moedas em doces ou outros alimentos que prejudicam a saúde, elas podem poupar para conseguir algo melhor mais adiante”, conclui.

Visita 07

Visita 09

Ações do documento