» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Ipaseal é o único plano a operar com Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos
18/05/2016 - 15h50m

Texto: Ana Rita Moura

Ascom/Ipaseal Saúde

De todas as operadoras de planos de saúde e autogestão, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) foi a única a atender aos valores referenciais requeridos pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

Isto significa que os repasses realizados pelo Ipaseal Saúde aos fisioterapeutas estão dentro da tabela do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF). Ao contrário de outros planos, que ainda aplicam a tabela de procedimentos médicos (CBHPM).

O assunto foi pauta de uma audiência realizada esta semana, no auditório do prédio-sede do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) com representantes dos planos de saúde que operam em Alagoas. Estiveram presentes, a responsável pelo setor de Fisioterapia do Ipaseal Saúde, Eveline Frota, o coordenador Jurídico do órgão, Phelipe Varga e a supervisora de Saúde, Racheli Sampaio.

A reunião foi presidida pelos promotores de Justiça Max Martins e Mário Martins do Núcleo de Defesa do Consumidor do MPE/AL. Na ocasião foi discutida a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área, como também a insatisfação quanto à quantia paga pelos planos.

“Desde fevereiro deste ano, o Ipaseal Saúde tem adotado o Referencial para autorização dos procedimentos de fisioterapia. O plano tem trabalhado de forma efetiva em benefício dos seus usuários em vários âmbitos. Um deles é a qualidade no atendimento dos serviços prestados”, explica Eveline Frota.

“Entendemos que a valorização da rede credenciada e dos profissionais fisioterapeutas é uma forma de progresso. Por outro lado existe uma fiscalização atuante, desde as instalações das clínicas até a evolução e a alta no tratamento dos pacientes. Isso reflete em todas as ações diárias e no relacionamento do plano com os credenciados aumentando a credibilidade do Ipaseal Saúde”, acrescenta.

Referencial

O RNPF é um instrumento básico para a caracterização do trabalho do Fisioterapeuta no sistema de saúde brasileiro. Ele classifica e hierarquiza os procedimentos fisioterapêuticos, baseados na saúde funcional e nos índices remuneratórios adequados ao exercício ético e moral da profissão. Ele tem como finalidade viabilizar uma assistência fisioterapêutica adequada e estabelece seus respectivos índices mínimos de remuneração do atendimento.

Suas ações se fundamentam em inúmeros estudos regionais de custo operacional e sustentabilidade técnica dos serviços de fisioterapia, os quais atenderam a critérios técnicos sob o ponto de vista econômico, respaldado cientificamente, sob a ótica da sustentabilidade do setor. Foram considerados, a partir dos resultados alcançados pelo estudo, os custos necessários para o atendimento fisioterapêutico nas várias situações, sem desconsiderar a realidade remuneratória dos serviços de saúde no país.