Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Ipaseal Saúde presente durante apresentação do novo sistema de gestão financeira
27/01/2017 - 12h15m

Ipaseal Saúde presente durante apresentação do novo sistema de gestão financeira

O Siafe Alagoas substitui o antigo software Siafem, sistema da década de 80. A ideia é trazer modernidade e agilidade aos procedimentos.

Ipaseal Saúde presente durante apresentação do novo sistema de gestão financeira

Com Informações da Agência Alagoas e Ascom Sefaz

O diretor-presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) participou nesta sexta-feira (27) do lançamento do projeto de implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado, o Siafe Alagoas. A nova ferramenta substitui o antigo software Siafem, sistema da década de 80. A ideia é trazer modernidade e agilidade aos procedimentos. O evento aconteceu no Teatro Gustavo Leite.

Estiveram também presentes ao lançamento, o chefe de gabinete do Ipaseal Saúde, João Damasceno Neto; o assessor de Governança e Transparência, Eládio Rocha Júnior; o assessor executivo de Gestão Interna, Clóvis Limeira; o gerente executivo de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade, João Guimarães e o chefe executivo de Valorização de Pessoas, José Batista Barbosa.

SIAFEM 01

Siafe Alagoas

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e Controladoria-Geral para apresentação do novo sistema e do calendário progressivo de implantação aos gestores e servidores estaduais.

Segundo técnicos da Sefaz, o Siafe é uma ferramenta necessária e importante para a contabilidade do Estado que permite a otimização dos gastos. Os servidores irão utilizar uma ferramenta que oferece mais agilidade e eficiência no serviço, além de proporcionar mais transparência. 

O sistema a ser implantado foi considerado de quarta geração pelo especialista em modernização dos estados do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Carlos Pimenta, em menção realizada durante o Seminário Internacional de Sistemas Integrados de Administração Financeira (SIAF) e Contabilidade Pública, em Brasília, pois será customizado em Alagoas, ao longo de 2017, de acordo com as novas normas de contabilidade pública. 

O projeto faz parte do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco), linha de crédito do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) direcionada às iniciativas que permitam a melhoria dos procedimentos de gestão fiscal, bem como a otimização do gasto público. 

SIAFEM 02

Ações do documento