Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Mais de 50% dos usuários entrevistados em ação são hipertensos
06/09/2018 - 10h56m

Mais de 50% dos usuários entrevistados em ação são hipertensos

A ação foi promovida pela Gerência de Saúde e contou com o apoio da equipe multidisciplinar de profissionais do Programa de Assistência Domiciliar do Ipaseal (PADI).

Mais de 50% dos usuários entrevistados em ação são hipertensos

A ação de saúde realizada, esta semana, com usuários do plano Ipaseal foi considerada bastante satisfatória, por ter atingido o seu principal objetivo: de orientar as pessoas quanto aos perigos da hipertensão arterial.

Promovida pela Gerência de Saúde, a ação contou com o apoio da equipe multidisciplinar  de profissionais do Programa de Assistência Domiciliar do Ipaseal (PADI). A iniciativa aconteceu na recepção do prédio administrativo da instituição.

De acordo com um levantamento feito pela coordenação do PADI, foram abordados 140 usuários para aferição da pressão arterial, sendo 52 homens e 88 mulheres, com idades entre 20 a 90 anos.

Deste total 71 pessoas apresentaram pressão acima do normal, que é de 120 por 80. Isto significa mais de 50% dos usuários entrevistados durante a ação.

“Todas elas receberam orientações dos profissionais do PADI e algumas aconselhadas a procurar com urgência um cardiologista”, explica a coordenadora do PADI, Eveline Frota.

Os dados do levantamento foram contabilizados com base nas novas diretrizes para a classificação da hipertensão arterial. Durante décadas, a pressão de uma pessoa era considerada elevada, a partir de 140 por 90. Hoje, a leitura de 130 por 80 passa a configurar um problema de pressão alta.

  • Ascom / Ipaseal

    Texto e fotos: Ana Rita Moura

Ações do documento