Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Mecanismos de controle diminuem gastos e melhoram serviços em plano de saúde
03/06/2016 - 14h39m

Mecanismos de controle diminuem gastos e melhoram serviços em plano de saúde

O sistema ‘I-Saúde’ é uma destas ferramentas criadas pelo Setor de Tecnologia da Informação do Ipaseal Saúde

Mecanismos de controle diminuem gastos e melhoram serviços em plano de saúde

Texto e fotos: Ana Rita Moura

Ascom - Ipaseal Saúde 

Mais agilidade, transparência e gerência nos serviços internos e externos. Para aperfeiçoar o atendimento aos usuários e o trabalho dos servidores, o Setor de Tecnologia da Informação (STI) do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) tem adotado mecanismos de controle para auxiliar nas atividades de gestão e produção.

A ideia é enxugar gastos, agilizar as ações e monitorar o funcionamento tanto da parte administrativa quanto da operacional do plano de saúde. O sistema ‘I-Saúde’ é uma destas ferramentas criadas pelo STI. Por meio dele é possível saber a quantidade diária de autorizações liberadas, além dos demonstrativos dos procedimentos e atendimentos médicos.  

“A partir do próximo mês, o sistema disponibilizará aos usuários titulares do plano um extrato com o consumo referente às consultas e exames realizados pela coparticipação. O resumo com as despesas estará acessível no endereço: www.ipasealsaude.al.gov.br ”, afirma o coordenador do STI, Edson Martins.

QR Code

Outro instrumento de controle é a ‘Consulta de Situação’, já disponível no site do Ipaseal Saúde. Ela permite que o usuário acompanhe a sua ficha financeira sem sair de casa. O documento gerado na consulta utiliza como autenticação a tecnologia QR (Quick Response) Code. O código de barras bidimensional (2D) também é usado nas auditorias para supervisão e validação da produção hospitalar.

“As despesas com a entrada e a saída de pacientes na urgência e emergência eram bastante elevadas e sem um controle rigoroso. Após, a implantação deste mecanismo, os custos tiveram uma redução bastante significativa passando de uma média mensal de R$ 600 mil para R$ 300 mil. Caiu pela metade”, explica Edson Martins.

Internet

As ações para conter os gastos e melhorar a gestão administrativa e de pessoas incluem ainda, o monitoramento constante e a implementação de dispositivos de segurança para redes de computadores. A finalidade é detectar falhas, prevenir problemas e otimizar o uso da infraestrutura de rede.

Um exemplo é firewall, que controla todos os conteúdos acessados na Internet pelos servidores do órgão no horário de trabalho. 

Outro avanço foi a implantação do controle de ponto biométrico. Pela leitura da impressão digital dos funcionários, o aparelho identifica o servidor em um sistema e faz o registro de seu expediente de trabalho.

Ações do documento