Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Médica do PADI conta sua história de superação contra o Câncer de Mama
24/10/2018 - 17h45m

Médica do PADI conta sua história de superação contra o Câncer de Mama

A palestra fez parte das atividades do Ipaseal Saúde durante o mês da campanha Outubro Rosa e foi direcionada aos servidores da instituição.

Médica do PADI conta sua história de superação contra o Câncer de Mama

Texto e foto: Ana Rita Moura

A médica do PADI, Cintia de Fátima Vieira, falou na manhã desta quarta-feira (24) sobre a sua luta contra um câncer de mama, iniciada no ano passado; e como o diagnóstico precoce foi fundamental no sucesso do tratamento.

A palestra fez parte das atividades do Ipaseal Saúde durante o mês da campanha Outubro Rosa e foi direcionada aos servidores da instituição.

Ela alertou sobre a importância dos exames de rotina, do autoexame preventivo e da mamografia para a descoberta prévia da doença, que é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no mundo.

A ação promovida pelo PADI e pela Supervisão de Políticas e Programas Assistenciais do Ipaseal foi realizada no auditório do prédio-sede do órgão.

 

DEPOIMENTOS:

  • "Hoje foi um dia importante é muito bacana. Discutimos um pouco sobre o Câncer de mama. Dei meu depoimento; contei sobre minha experiência e a luta travada nos últimos meses para combater e eliminar a doença. E principalmente alertei a respeito da necessidade e da importância dos exames preventivos. Durante um check up de rotina e após o resultado de uma mamografia descobri há um anos e um mês, uma microcalcificação malígna, ou seja um câncer de mama em estágio inicial. Fiz pulsão, biopsia e em seguida uma cirurgia e quimioterapia. Tive a escolha de realizar apenas um quadrante da mama, mas optei pela mastectomia (retirada da mama). No final tudo deu certo, graças ao apoio da minha família e do acompanhamento dos médicos. Minha mama foi reconstruída e os exames deram resultados normais. Não tive mais  indícios de câncer de mama. Hoje, faço os exames de rotina e tomo medicação controlada. Não tenho mais célula malígna no corpo. Venci o câncer!". Dra. Cintia de Fátima Vieira - médica do PADI.
  • “A palestra sobre o câncer de mama aconteceu dentro da nossa programação do Outubro Rosa. Desde o início do mês são realizadas ações voltadas ao usuário do plano na recepção do prédio-sede do Ipaseal com orientações e esclarecendo dúvidas sobre a doença. Desta vez para os nossos servidores do órgão. A iniciativa foi bastante produtiva e importante ao alertar para as medidas de prevenção contra a doença. Na ocasião foram esclarecidas dúvidas sobre o câncer de mama, lembrando sempre que os homens não estão livres disto. ”, médica do Tainá de Barros Costa - gerente de Saúde do Ipaseal.
  • Achei a palestra, o testemunho e os esclarecimentos da Dra. Cintia muito bons. Um exemplo de superação e força de vontade. Ela é uma guerreira, pois se ela está aqui hoje para contar a sua história é por que é sem dúvida uma vitoriosa. Seu exemplo ajudar outras pessoas a priorizar a saúde para uma melhor qualidade de vida. Foi uma manhã gratificante. É bom pararmos um pouco a rotina do trabalho para  aprender e se informar sobre o câncer de mama”, Maria Aparecida Barbosa - servidora do Ipaseal Saúde

 

Ações do documento