Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Palestra orienta usuários do plano Ipaseal Saúde sobre Hepatites Virais
27/07/2016 - 15h25m

Palestra orienta usuários do plano Ipaseal Saúde sobre Hepatites Virais

Ação chama a atenção para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta quinta feira, 28 de julho

Palestra orienta usuários do plano Ipaseal Saúde sobre Hepatites Virais

Texto e Fotos: Ana Rita Moura

Ascom – Ipaseal Saúde 

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) realizou esta semana mais uma ação voltada aos usuários do plano, seus familiares e os servidores da casa. Desta vez, o tema abordado em uma palestra foi ‘Hepatites Virais’, doença que provoca hepatopatias agudas e crônicas e atinge milhões de pessoas no mundo. 

A iniciativa foi promovida pela equipe dos Programas Assistenciais de Promoção da Saúde e Prevenção das doenças e parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. A ação chama a atenção para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta quinta feira, 28 de julho. 

Hepatites V 02

Por meio de uma abordagem direta com orientações a respeito da prevenção, detecção e controle da doença, estudantes da área de saúde conversaram com as pessoas que aguardavam atendimento, no Centro Clínico do Ipaseal Saúde. Eles explicaram sobre os sintomas, as causas, os cuidados e os tratamentos para a patologia. Na ocasião também foi realizada aferição da pressão arterial e medição de glicemia. 

“As hepatites virais são doenças de grandes proporções mundiais, muitas as vezes silenciosas, ou seja, os sintomas só aparecem quando ela já está em estágio mais avançado. Nosso objetivo é chamar a atenção para a sua gravidade. As pessoas precisam aprender cada vez mais sobre as formas de prevenção, procurar um diagnóstico precoce e os tratamentos disponíveis”, esclareceu o estudante Albiégio Gouveia . “Após este contato, com certeza, a partir de hoje, os que participaram da palestra terão mais cuidado quanto às hepatites”, acrescentou.

 Hepatites V 01

De acordo com a assistente social do Ipaseal Saúde, Neide Oliveira, falar com o usuário, enquanto ele aguarda atendimento nas dependências da Instituição é uma estratégia bastante eficiente. “Aproveitar brechas no tempo livre dos usuários para passar orientações temáticas sobre saúde é muito importante. Dessa forma é possível prevenir e aumentar a conscientização da sociedade em relação às doenças”, lembra. 

Hepatites virais 

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas de hepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. As hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. As hepatites virais matam, hoje, mais pessoas do que a tuberculose, malária e até o HIV, individualmente.  A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas.

Hepatites V 04

Ações do documento