Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Programa de Melhorias em Processos Administrativos do Ipaseal Saúde é apresentado em seminário da Fapeal
26/07/2016 - 15h18m

Programa de Melhorias em Processos Administrativos do Ipaseal Saúde é apresentado em seminário da Fapeal

O trabalho foi divulgado durante o I Seminário de Avaliação do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas (PDPP), realizado pela Fapeal

Programa de Melhorias em Processos Administrativos do Ipaseal Saúde é apresentado em seminário da Fapeal

Texto e Fotos: Ana Rita Moura

Ascom - Ipaseal Saúde 

Aprimorar os processos administrativos contribuindo para o aumento da maturidade da gestão do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde). Este é o compromisso e meta da equipe técnica de bolsistas, que desenvolve há seis meses, um programa de melhorias em processos administrativos na Instituição.  

No início desta semana, o desenvolvimento deste trabalho foi divulgado durante o I Seminário de Avaliação do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas (PDPP), realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).

A apresentação do programa foi realizada pelo diretor-presidente do Ipaseal Saúde, Francisco de Assis Barbosa. Ele falou sobre a instituição gestora do plano de saúde, sua importância para os servidores públicos do Estado e as mudanças previstas com a padronização, gerenciamento e o controle dos processos administrativos.

Na sequência, a coordenadora do PDPP, a professora mestra Fernanda Fernandes, expôs o relatório das atividades desenvolvidas pela equipe técnica no órgão.

“Este projeto tem a finalidade de compreender a realidade gerencial do Ipaseal Saúde para a implantação de uma gestão por processos. Ou seja, uma gestão que proporcione a visão sistêmica da organização e estimule o comprometimento e a cooperação entre os envolvidos”, relata a coordenadora.

Segundo ela, o Ipaseal Saúde não possui ainda processos padronizados e métodos de controle definidos, o que dificulta a execução das atividades de maneira eficiente, e dentro dos prazos esperados.

“Nesse contexto surge a necessidade de gerenciar por meio da metodologia BPM (Bunisses Process Management) com auxílio do software Bizagi Modeler. Esta ferramenta busca otimizar, analisar, monitorar, executar e modelar todos os processos”, explica.

“Como resultado, ele proporciona uma maior visibilidade da tramitação detectando as pessoas envolvidas no processo. E ainda, simplifica e identifica as dificuldades, mostrando os pontos forte, fracos e os riscos existentes”, complementa Fernanda Fernandes.

Software 

O Bizagi Modeler é um software de modelagem descritiva, analítica e de execução de processos. Ele permite a modelagem de fluxos de trabalho e suporta a elaboração de uma documentação bastante rica em relação processo. Além disso, possibilita a publicação de toda documentação em alguns formatos diferentes de arquivo, inclusive no formato Web visando a transparência dos serviços prestados.

Ações do documento